quarta-feira, 4 de novembro de 2009

• Função Fática! • Necessária discussão ¬¬

Bem... estou por aqui pra deixar um breve relato! rs (ri porque essa palavra me parece xique e eu quis usar) ... [RE- LA- TO] ... :)
passo meus dias em sua maior parte na frente do computador... esse blog é fruto dessa minha vida boa de "Interneteira" rs ... então quando não estou exercendo meu oficio ... venho pra cá... tentando traduzir alguma ideia ou assunto nas linhas de um texto (re-la-to / :) rs)
bem ... hoje vim falar sobre algo curioso, algo que fazemos todos os dias ... nós enquanto seres dotados de fala, temos esse suporte para comunicação ... bem e ai andei observando certas situações... conversas no msn, conversas ao vivo, conversas em geral... sempre que precisamos estabelecer comunicação... contamos com uma função da linguagem... a conhecida e útil função fática ... inicio de um papo online:
- Oii
- eii.. como vai?
- bem e vc?
- bem tbm graças a Deus
- hum... q bom! :)

Bom a partir disso o dialogo está iniciado...e ai o assunto surge... ou as vezes não... rs... ai ficamos nos hum, sim.. ah ta entendo rs ... Ou então a fazer uso dos emotions! :)
enfim... nas conversas "personificadas" rs ( não achei outra palavra) ... assim ao vivo, face a face ... tbm usamos desses artificios... :
-Oi
- Oi!
- E ai como vai?
- joia e vc?
- to bem...
- hum... ta mesmo?
- sim estou? ... rs
percebe -se a diferença... na segunda conversa.. temos como visualizar a pessoa de verdade, não temos emotions... mas expressoes de fato ... e isso gera uma conversa.. talvez até mais verdadeira...e por isso, eu diria, até mais dificil de se iniciar... pois envolve muito mas fatores do que em conversas de msn por exemplo!...rs... ao conversar com alguém... por esse metodo virtual... vc está a vontade, em casa, ou pode se ocupar com outras coisas... sua atenção pode estar dividida entre outras janelas de conversa...ou não... o que não é possivel no 2º caso, onde é falta de "finéssi" rs ... não se atentar a quem conversa com vc... 100% de atenção devem estar voltadas ao interlocutor... no msn temos como chamar atenção... isso revela q mesmo assim é possivel perceber quando uma pessoa não esta afim de papear rs...!
outro coisa curiosa... é que sempre quando se pergunta: - como vai? (isso em conversas reais*) ... a resposta sempre é - bem ... ou joia... e vc? ..( o "and you" vem quando a pessoa é educada né...! rs) ... nunca se espera um: - nossa tô mal, ou, meu Deus eu tô péssima...! o q está sujeito a acontecer em conversas virtuais... onde as pessoas (ou pelo menos eu) expressam-se melhor! ...
na verdade essa abordagem trata-se ou reflete um ato de educação... na verdade, na maioria das vezes, o responsavel por fazê-la nem se importa em ouvir o que a pessoa vai responder... andado na rua, por exemplo:
- Oi (esse que é dito entre os dentes, as vezes é entendido por um simples balançar de cabeça ou sorriso timido) ..
- oi... tudo bem ? ... (a pessoa responde e pergunta e continua andando)
- Sim joiaa... (nesse caso nem há como ser educado, a pessoa nem ta mais por perto pra ouvir o "e vc?" rs...)

• Bem... era apenas um relato curioso! ... • fruto de uma mente detalhista que habita dentro de uma cabecinha de um individuo dotado da capacidade de "florear" rs ... logo ... entenda como um relato ... desnessário?¿ rs...éh...pensando bem, talvez! ... mas... pra mim ... foi de extrema necessidade relatar (chique) ... rs ... esse fato um tanto curioso! enfático ... fruto de uma simples e corriqueira ... (outra palavra que tenho gostado de usar) ... função fática"!

4 comentários:

  1. Oi Ni,
    bem, como leitora, achei muitoooo legal!!! e como linguista, aposto na sua percepção, e isso aí pode dar uma bela produção acadêmica!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eii Carol! ... a aniversariante dedicando preciosos minutos de suas 24hs por aqui! que honra.. produção acadêmica ! rs.. num sei... vindo de vc eu acredito! rs...é uma honra.. bem, ainda vejo como um post de uma cabeça que florea... mas de qualquer forma... obrigada! :) e Parabéns! ♥ ♫

    ResponderExcluir
  3. Bem, agora eu estou passando aqui para agradecer a essa pessoíssima aí...que me fez muito feliz ontem!!!!! Você é especial viu!? Vou agradecer tambem o carinho do Júnior e da Lu, que se estivesse lá teria conspirado também....Marcela...tão querida e feliz!!! A Tay, grande conpiradora!!!!! Se puder...dá uma olhadinha no comentario que deixei no blog dela...falo muito de vcs, todos!!!!!!!!
    Obrigada msm...e que Deus ilumine esse coraçao lindo sempre!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu li o comentario do blog da Tay! Agradeço por ele! como ja disse nem precisava tanta gratidão assim! vc nos surpreendeu mais do que nós a vc com suas palavras! vc tbm é especial viu!¿ :) como disse sou muito grata a Deus pelas amizades que em concedeu nesse periodo e a Tay compartilhou comigo sua amizade rs... isso esta sendo muito válido pra mim! como disso o Junim que se Perpetue e no que depender de mim será cultivada! Deus te Ilumine tbm! ♥

    ResponderExcluir