segunda-feira, 19 de julho de 2010

Fragilidade + Sensibilidade = Disposição

Talvez soe estranho dizer que uma pessoa frágil ou sensível seja o retrato da disposição...
Pode paracer ilógico ...
Afinal fragilidade/sensibilidade parecem ou não parecem sinônimo de fraqueza?
Uma caixa cheia de taças de cristal, por exemplo, deve ser removida com todo cuidado...
Inclusive, nela existe uma marca: "CUIDADO - FRÁGIL" (normalmente em vermelho pra chamar mais atenção pra tal fragilidade - dar maior ênfase a tal caracteristica) ...
Se algo é frágil não suporta um grande peso, normalmente há uma preocupação maior...
a redoma é sempre melhor elaborada ... "camadas" e "camadas" de proteção pra evitar qualquer acidente, pois qualquer movimento brusco, ainda que mínimo, pode trincar, pode deixar uma "cicatriz" em algo tão delicado, e com tal transparência que ficará visível de forma a fazê-lo, em maioria, inutilizável...
E onde está a disposição em meio a tanta sensibilidade?
Uma mulher não é designada a trabalhos brutos (normalmente) ... isso porque é, por muitos, considerada o "sexo frágil", a sensibilidade sem vergonha de expressar-se em choro ... logo, enxergar nela a disposição necessária parece complicado... o que gera certo "pré-conceito" um esteriótipo de indisposição ...
porém ... esses dias tenho percebido que quanto mais sensível, quanto mais frágil... uma pessoa sempre é mais disposta ... mas como? depois dos exemplos acima citados?... bem, vou tentar diluir esse pensamento em palavras (xique isso, li essa expressão no livro da clarice lispector..e precisei usá-la .. rs ) ... Fragilidade + Sensibilidade = Disposição → eis ai a fração que vou tentar esmiuçar, tentar resolve-la ← bom., há uns dias essa equação se fez mais clara pra mim ... uma pessoa frágil /sensível é sempre disposta... quando há sensibilidade ativada, deparamo-nos com disposição! (...) Uma flor por exemplo, por mais frágil que seja, por mais sensível, ela está disposta a colorir um jardim... a ser regada ... disposta a receber as abelhas... disposta a contar com a ajuda do "caule" (¿) quando o vento resolve passear... e ela não se importa em dividir seu espaço com outras diversas flores que enfeitam o jardim... mas ela sabe que seu vermelho, amarelo, rosa... seja qual cor for... faz diferença em meio as outras tantas... e ainda que timidamente ela está presente e está disposta e sabe que faz diferença, ao menos pra abelha que a escolheu pra pousar, ou apenas para o apaixonado que a escolheu e conquistou o tão esperado beijo da amada ... logo, conclui-se que o ser frágil está sempre há disposição, afinal ele é de mais fácil acesso ... Outro exemplo (?) ... uma pessoa frágil ou com grau elevado de sensibilidade, as vezes até esteriotipada "manteiga derretida" ...[ "♀" ] normalmente essas pessoas se chateam, ou se magoam com maior facilidade, mas também perdoam com maior facilidade! ... tem um coração mais disposto a ouvir ... a ser compreensivo ... o que na maioria das vezes não acontece com aquelas pessoas consideradas mais "turronas" (secas e de opinião formada! ) ... elas, exatamente por terem tal postura, sempre parecem que suportam melhor, que não se magoam fácil, é talvez não, mas se se magoam... não perdoam fácil, não estão tão dispostas assim, a ouvir, a compreender (lógico que sempre encontramos excessões) ... enfim ... Acho que a equação deu algum resultado, sinto que não chegamos a um Ø ... mesmo que pra você ainda continue existindo a incognita... pra mim está claro e é uma expressão exata sem margens de erro - [(Fragilidade) + (Sensibilidade) ] = Disposição  - Portanto ser um ser sensível ou frágil, não significa ser fraco, não significa ser 'apático" ou disprovido de opinião ... é obvio que a sensibilidade não deve ser o sentimento que rege... não deve ultrapassar o caratér formado, os principios construídos ... mas deve se fazer presente quando necessário for, não deve ser a essência, 100 %... nada que te faça ser visto como o ser sensível ... afinal isso até afasta as pessoas, pois a redoma é sempre tão explicita... que é como se na sua testa estivesse "CUIDADO - FRÁGIL" (como na caixa de cristais) ... por isso, não seja frágil/sensível a ponto de se desfazer (diluindo-se em lagrimas) sempre que alguém te repreende, mas seja, frágil/sensível toda vez que for repreender alguém, toda vez que precisar perdoar... permita que essa caracteristica "de cristal" prevaleça ... e vença o orgulho (ou seja lá o que for) ... e isso te permitirá ser conhecido como um ser "sempre disposto" ... Trunfe a cara quando for necessário, mas, se possível, faça isso olhando pro espelho ... porque assim você vai perceber que não é nada legal se deparar com essa sua face! ... faça dela uma fase apenas, a qual acaba logo que você se dá conta que um sorriso, desses de um canto a outro da orelha ... esses que levam a pessoa deduzir que você viu um passarinho verde! ou então tem brotando no coração uma flor roxa (saudade do sitio do picapau amarelo...rs) ... porque isso faz bem pra quem observa e pra quem deixa esse parentese " ( = " substituir esse " ) = " ... Mesmo que pareça sensível demais ... ou até bobo ... mostre-o! ainda que sua vontade seja ser "turrão"  ... por isso permita-me outra expressão: [Fragilidade + sensiblidade = Pessoa sorridente]  ≠ [Falta de humor + cara trunfada = Rugas de expressão] ... mas essa eu deixo pra resolver em um outro post!

Um sorriso aos leitores! =) 
• Obrigada pela visita

6 comentários:

  1. ei, lindo né...
    isso me remete a uma pessoa...sei que voce sabe quem...bem, o que me fez Alembrar dela, foi 'aquelas pessoas consideradas mais "turronas" (secas e de opinião formada! ) ... elas, exatamente por terem tal postura, sempre parecem que suportam melhor, que não se magoam fácil, é talvez não, mas se se magoam... não perdoam fácil, não estão tão dispostas assim, a ouvir, a compreender' desse modelo. achei o post perfeito. deixo aqui, meu sorriso pra voce, my friend. i love u! beijos e queijos.

    ResponderExcluir
  2. Minha assídua leitora! Obrigada =)
    Sorri ao receber seu sorriso por aqui! =D
    beijos e queijos ♥

    ResponderExcluir
  3. haha..sorriu mesmo?
    huasuahsuhas
    eu acho, que esse post foi o melhor ate hoje.
    mesmo

    ResponderExcluir
  4. Ah Nii, que texto lindo!
    Ultra sensível e disposto a causar alguma coisa em que lê né?!
    Bem, aquilo da 'pessoa turrona' me lembrou alguém também, é lógico, seria impossível não lembrar... Mas eu senti o texto todo pra mim, senti vontade de ser sempre sensível e disposta, vontade de sorrir pra você o sorriso mais aberto que puder e te dar um bom abraço.
    Saudades!!!
    Feliz dia do amigo.

    E eu amo a sua amizade, presente de Deus!

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  5. Nick Nick *--*
    ando usando seu nome demais no meu blog né? Mais que eu acho lindo mesmo no livro que estou tentando escrever vou usar ele também mocinha :D
    mais então.

    clarice lispector

    só por você ter lido um livro dela, você não é normal (a vista da sociedade né). Uma mulher madura e cheia de ideais, assim eu diria sobre você; mais fragilidade e sensibilidade?
    Você foi perfeita nisso, as pessoas deveriam pensar menos em serem duronas e resistirem ao dia dia, e mais em serem sensíveis e serem mais notadas.
    Como eu entendi perfeitamente o que você disse, foi tão clara e tão objetiva, que fez dos seus ideais um parque de diversão!

    ADOREI de mais, li duas vezes *--*
    to te seguindo e vou voltar aqui ♥
    Beijãoooo!

    ResponderExcluir
  6. Ah fiquei feliz em te ler por aqui! Além de gostar do meu nome rs... vc aumentou meu numero de seguidores e isso é tão legal! rs

    ResponderExcluir