terça-feira, 7 de junho de 2016

Silêncio eloquente

De um papel
Basta um pedaço
E desabafo.
Discorro em sílabas
E me refaço.
Me exponho em verso,
Em rima
Me reconheço.
Não converso.
Confesso.
Estranha afinidade com a palavra.
Prolixidade inútil
Se, quando preciso,
A oratória me escapa.
Desconverso
Faço um verso.
Expressão em vão
Já que falta voz.
...

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Diagnóstico

São saudades urgentes as minhas.
Meus olhos parecem sentir falta
De ver as pessoas que o fazem brilhar
Em meio a tamanho contentamento.
Meu coração
Quer estar próximo aos que ama
E o fazem tanto bem.
Meus braços carecem
revisitar abraços há muito não encontrados.
Meu riso está contido
E sente vontade de soltar-se gargalhada
Em meio aos mais chegados.
Meus ouvidos anseiam ouvir
Tons que lhe sejam familiares.
É verdade
Que a urgência habita em um certo egoísmo
De querer tudo isso
Assim pra ontem.
Ando sofrendo de lonjuras
Como bem versificou (diagnosticou) o poeta.







segunda-feira, 28 de março de 2016

Do movimento

E de uma hora para outra a vida muda.
A gente para e respira.
Tudo parece fora dos eixos.
- "Vamos lá, puxe o fôlego" 
Com toda força e com doses diárias de fé,
A gente engole o choro e enfrenta.
A vida parece perceber que você se posicionou.
E as coisas parecem melhorar
O eixo perdido
Você volta a encontrar.
Acha-se satisfeito.
Um tanto confuso,
Mas parece refeito.
E vai se encontrando nesse lugar pra onde a vida te levou.
Se pergunta ainda se é isso mesmo...
Tem dúvidas,
Mas as coisas parecem mais fáceis agora.
O céu anda azul com nuvens claras.
E você segue superando seus medos
Fazendo calar esse eu, que as vezes ensurdece.
Tudo está calmo.
Mas o céu sofre mudanças a cada segundo.
Você percebe que é de reviravoltas que é feito o mundo.
 E você está, mais uma vez, em clima de despedida,
Pensando o que fazer agora da vida.
Algo te pegou de surpresa.
Surpresa tão boa
Que te deixou sorrindo a toa.
Mas, "E agora, José?"
A vida veio perguntar.
Você, de tão feliz, nem parou pra pensar.
Precisa muito exercitar sua fé
Que mais uma vez sua vida vai mudar. 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Old Friend.


"Amigo velho

Eu te desejo sorte" ((♪))


O Facebook me contou certo dia
Que você estava triste.
Na verdade, ele me fez supor, eu não sabia.
Procurei esclarecer,
Tentei perguntar,
Mas você não parecia muito a fim de conversar.
Então me dei conta

Que já não éramos como antes.
Percebi, e eu não sei bem o por quê, 
Mas era claro, você se fez distante. 
Não procurei entender. 
Só deixei o tempo passar.
Um belo dia, sobre você ouvi notícia.
Eu já não sabia nada.

Mas, novamente tentei falar.
Ineficaz tentativa de me reaproximar.

Me parecia errado insistir
Em algo que para você parecia não mais existir. 
Achei melhor não incomodar.
Até que veio você.
Dessa vez querendo falar.
E eu pensei: Ah, não custa tentar. 

Então ouvi tudo o que disse
E, não sei se faz diferença saber...
Mas, confesso: Agora, eu estou triste.
Era importante pra mim saber como você estava.
Só que fiquei surpresa.
Apesar de já imaginar
Que motivos fez você simplesmente escolher nos anular.
Mas são tão rasas as impressões que restaram sobre mim.
E isso me fez questionar. 
Fui ver nossas lembranças 
E eu já não estava lá.
Antigos laços,
Parece que você quis mesmo cortar.
O que para mim parecia forte.
Pra você já não tinha suporte.
E eu sei que foi sem querer,
Mas...você conseguiu me magoar.
E talvez tenha mesmo razão
E não haja como reaver.
Infelizmente, a vida tem dessas coisas.
Acontece, pelo caminho,
Da gente se perder. 
Mas gostaria que soubesse
Que você ainda significa
Na verdade, nunca deixou de significar.
Talvez nossos sonhos já não sejam parecidos
E por isso você optou não mais comigo os seus compartilhar.
É uma pena que você tenha deixado de me considerar.
Ficaria feliz se conseguíssemos nos reencontrar.
Quem sabe um dia a vida 
Te faça me "re-conhecer"
E aí, talvez, você volte a ver em mim
O que eu nunca deixei de enxergar em você. 

  

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Querido

Quisera eu serem meus os risos
Quisera eu serem meus os abraços
Quisera eu serem meus os poemas
Quisera eu serem meus os bons dias
Quisera eu serem minhas as saudades 
Quisera eu serem os meus e os seus.
Quisera eu
Quisera tu
Quisera só.
Só quisera.


quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

De 2016

Amanhece e anoitece
E a gente esquece
E nem agradece. 
Já deu pra perceber?
Trezentos e sessenta e cinco dias passaram por você.
E um calendário zerado já vamos receber.
Um novo ano vai amanhecer.
Chega como um presente embrulhado.
E você? O que vai fazer?
Pense com cuidado.
Ele vem em seus primeiros passos, feito um bebê,
Novinho, abrindo um sorriso,
De encontro a você.
Esteja de braços abertos para o acolher.
Mas é bom você saber
Se quer que ele seja o melhor ano pra viver
Seja você o melhor que puder ser. 
Não deixe essa chance passar.
Mude o que tiver que mudar.
Respire bem fundo.
Vai ser preciso muito fôlego.
Seja forte e corajoso.
Porque ele já vai logo começar.
Seja grato também, desde já.
Porque 365 oportunidades vão chegar.
E não dá para desperdiçar. 







sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Melhor é ver.

Porque a gente não quer perceber?
A gente tenta esconder
A gente finge não entender.
A gente treina os olhos pra ver
O que a gente quer ver. 
...
Mesmo que doa, é melhor deixar doer!
...



É... parece que a gente demora um pouco a aprender.